Se aquilo do que precisamos não existe, não sobra outro caminho a não ser o de assumir a responsabilidade e dar forma ao desejo com nossas próprias mãos. Em março de 2003, em Pindamonhangaba (SP), nasce officina Artaud. Nasce sem forma definida, sem espaço para se evoluir. Nasce seguindo o impulso de um gesto capaz de resgatar o "óbvio quotidiano". Consciente mais do seu não querer ser que do seu ser. Um espaço virtual onde viver e explorar o vazio cultural, a ausência de raízes, a perda da Memória. Independente; para não ter que prestar conta a ninguém, para não ter que omitir o calar-se , para ser livre de mudar e errar, se for o caso.
Fundada por Vittorio Colacchio discípulo de Renzo Casali, aluno da Comuna Baires de Milán e habitante de Willaldea, officina ArtAud é filha da intuição que: as periferias culturais são o único lugar no qual é possível encontrar as energias capazes de sacudir os alicérces da civilização pós-industrial. Não é possível combater um sistema no seu interior, porque ele cria anticorpos que, antes ou depois, anulam a eficácia do ataque. Para ser efetivo, o ataque tem que atingir onde o sistema é mais frágil, onde o sistema extrai a linfa vital, da qual precisa para seu cancerígeno crescimento. Por essa razão a officina ArtAud nasceu no Brasil, país com imensa desigualdade social, mas de inigualável "contaminação" inter-cultural; gigante com pés de barro, mas, gerador de energias inimagináveis. Poderia ter sido em outro lugar, mas não em Milán, Londres, Nova York...
Paradoxo é que a oficina ArtAud não nega suas origens que brotam da mesma sociedade que ela combate. Não nega (aliás grita forte) sua filiação com tudo aquilo de melhor que essa sociedade tem produzido em termos de personagens e pensamentos. Mas fazer desabar um sistema não quer dizer cortar os fios da História, mas sim, buscar novos caminhos (ou talvez reencontrar alguns deles que ficou perdido) e ao longo deles progredir. Sem medo de cair, sem medo de se levantar, cada vez com um hematoma e uma pergunta a mais.
Como perseguir o escopo? officina ArtAud não tem receita prontas. Vive suas intuições, validas em um especifico contexto, ciente que viver e agir já é uma resposta para quem lhe propõe suportar e sobreviver. officina ArtAud crê que exista uma doença chamada obesidade cultural, que afeta aqueles que se nutrem de idéias e não produzem gestos. officina ArtAud crê na forca do Teatro como ferramenta arrombadora, quando usado na sua forma primária, que nos obriga a refletir sobre nós mesmos através da unificação com os outros. Crê no teatro sem adjetivos, porque não existe teatro clássico ou teatro moderno, existe o Teatro; unidade do Tudo e idioma universal.
Não é esta uma tentativa ambiciosa, tal seria, se a officina ArtAud se apresentasse como portadora de uma mensagem. Querer mudar o mundo não é uma afirmação abstrata, é uma necessidade, é a Verdade Pessoal da officina ArtAud. Pouco importa se o escopo será conseguido ou não. Outros nos procederão, assim como muitos nos antecederam. Como cada um busca a sua Verdade Pessoal, a coerência e a honestidade intelectual, é o que deixa rastros. Os objetivos alcançados levam o nome de poucas pessoas, mas eles são o fruto desses débeis rastros. Contaminação entre infinitas verdades que formam nossa História.

olhares diferentes
Olhares diferentes...



Officina ArtAud

Rua tupi 103, itagua, Ubatuba (SP) Brasil 11680000,
Telephone
: +55-12- 991449690
E-mail: contato@officinaartaud.org